terça-feira, 28 de julho de 2015

AD no Brasil de Luto: Milhares de pessoas despedem-se do pastor José Neco

Presidente da AD no Estado de Alagoas e Vice-Presidente da CGADB
foi sepultado domingo com honras de chefe de estado



Por Tiago Bertulino
AD São Paulo

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil esta de luto, foi promovido a eternidade na manhã de sexta-feira, 24 de julho, vítima de falência múltipla de órgãos o presidente da denominação no estado de Alagoas, pastor José Antonio dos Santos, carinhosamente conhecido por todos como pastor José Neco. O líder nordestino estava internado em São Paulo, capital há 13 dias para tratamento de saúde.

Pastor Neco, nascido em 05 de dezembro de 1931, na cidade de Santana do Ipanema (AL), além de presidir a Assembleia de Deus com sede na cidade de Maceió, era o líder há 30 anos da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Alagoas (COMADAL); há 14 anos presidia a União dos Ministros das Assembleias de Deus sediadas no Nordeste e ocupava no mandato 2013-2017 a cadeira de 4º vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Com mais de 50 anos de ministério, pastor Neco era um dos mais destacados líderes da AD no País.

O corpo do pastor Neco deixou a capital paulista na noite do dia em que faleceu, chegou na cidade de Maceió as 3h de sábado, 25 de julho e a partir das 8h do mesmo dia começou a ser velado no templo-sede da Igreja em Maceió. Diversas reuniões foram realizadas, onde obreiros, familiares, amigos e autoridades civis e eclesiásticas puderam homenagear o líder. O culto fúnebre teve início as 9h do domingo, 26 de julho e reuniu milhares de pessoas. O pastor Hermann Marconi conduziu a cerimônia juntamente com os pastores membros da diretoria da Igreja em Maceió (IEADAL) e da Convenção Alagoana (COMADAL).

Fizeram parte do culto pastores de todo país, além de missionários, cantores e do presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), pastor José Wellington Bezerra da Costa, que esteve acompanhado de sua esposa, irmã Wanda Freire da Costa. Do poder público, estiveram no templo o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; o governador do estado, Renan Filho; a ex-senadora, Heloisa Helena e o presidente do senado federal, Renan Calheiros, além de vereadores e deputados estaduais e federais eleitos pela AD em diversos estados.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da CGADB, pastor José Wellington frisou "A Assembleia de Deus no Brasil esta mais pobre; a cidade de Maceió e o estado de Alagoas perdeu um referencial de homem de Deus, Pai, Pastor e Esposo; a lucana deixada pelo meu irmão e amigo pastor Neco nunca será preenchida". O presidente do conselho administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), pastor José Wellington Costa Junior esteve presente na cerimônia de sábado e afirmou "Foi estar com o Senhor um homem que era um marco, uma referência como servo de Deus; um líder pacificador que exerceu muito bem o ministério da reconciliação".

As mensagens de gratidão da família pelo carinho demonstrado pelos irmãos, amigos e autoridades para com o pastor Neco foram explanadas pelos filhos Gedida e Jota Cavalcante, que emocionados destacaram momentos marcantes da vida ao lado do pai e da mãe irmã Francisca durante a vida em família. Ainda a pedido da família, o pastor Abiezer Apolinário, amigo pessoal, destacou qualidades que todos puderam desfrutar convivendo com o pastor Neco. 

Representado os Pastores de todo nordeste, o pastor Roberto José dos Santos, presidente da AD em Abreu e Lima (PE) e 1º vice-presidente da UMADENE destacou o perfil conciliador e fiel do pastor Neco "Fomos felizes e privilegiados por termos tido um líder à altura do pastor Neco". Os pastores Amaro Antonio Cristovam Filho, vice-presidente da AD em Maceió e José Orisvaldo Nunes de Lima, 1º vice-presidente da COMADAL foram unânimes em destacar o cuidado, zelo e carinho que o pastor Neco tinha para com a obra de Deus em todo estado e no Brasil. O Governador do Estado, Renan Filho presente ao culto fez questão de frisar a amizade e admiração que nutria pelo líder da AD no Estado "Decretamos três dias de luto em Alagoas em respeito a memória e trabalho do nosso querido pastor Neco". A decisão do decreto de luto oficial do governador foi seguida pelo prefeito da capital e de diversos municípios alagoanos.

A Banda Louvores de Sião da Igreja-Sede em Maceió e o coral da União das Esposas de Ministros das ADs em Alagoas (UEMADAL), juntamente com a irmã Eliã Oliveira adoraram a Deus com belos louvores levando toda congregação a agradecer a Deus pelo tempo que deu o pastor Neco para Assembleia de Deus no Brasil. O pastor Marcos Viana Agra, secretário adjunto da UMADENE apresentou a todos os presentes um resumo da biografia do Líder.

A CPAD através de seu diretor executivo, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, que esteve na cidade para homenagear o pastor Neco distribuiu durante a cerimônia de despedida uma edição especial e exclusiva do Jornal Mensageiro da Paz contando a história de vida, trajetória cristã e legado do Pastor.

CORTEJO E SEPULTAMENTO

As 13h a cerimônia no templo foi encerrada e um cortejo com mais de 13 mil pessoas, entre pastores, membros da AD, políticos, familiares e amigos seguiram o caminhão do corpo de bombeiros que conduziu até o cemitério Campo Santo o corpo do Pastor. O percurso de aproximadamente 6km foi percorrido por 3 horas até o túmulo onde sob aplausos o corpo foi sepultado. Um caminhão foi disponibilizado para levar as centenas de coroas de flores oferecidas a memória do Pastor Neco. A cidade parou para observar a condução do corpo do líder da maior igreja evangélica do estado.

A policia militar, companhia de transito e batedores conduziram sob a mais perfeita ordem o cortejo. Enquanto o caminhão passava os assembleianos acenavam com lenços brancos e cantavam hinos da harpa cristã, demonstrando assim reconhecimento e carinho para com o trabalho realizado pelo seu pastor nos últimos 30 anos.

As 17h30min, sob forte comoção e contando com a presença de cerca de 10 mil pessoas o corpo foi sepultado.



Por Pb. Tiago Bertulino,
Jornalista, Membro do Departamento de Comunicação da
Assembleia de Deus em São Paulo - Ministério do Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário